Residência Médica

O programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC FMRP USP) teve inicio em 1948.

Os egressos da residência médica do HCFMRPUSP têm encontrado fácil colocação no mercado de trabalho e vários ocupam papel de destaque em vários serviços e diferentes sociedades médicas a nível estadual e nacional.

O programa da residência médica tem sido coordenado com dedicação por professores da FMRP USP, auxiliados pela equipe de médicos assistentes do HC, constituindo uma equipe de alto padrão profissional, bastante atuante e atualizada.

A partir de 2007 o serviço passou a oferecer também estagio de especialização complementar (R4 / mestrado profissionalizante) destinado àqueles que já cumpriram um programa de formação regular de três anos em radiologia e diagnóstico por imagem e optam por especialização em áreas especificas do diagnóstico por imagem, como neurorradiologia, musculoesquelético, radiologia abdominal e torácica, radiologia intervencionista.

Atualmente o programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem conta com 10 (dez) vagas para credenciadas pelo MEC e tem duração de três anos (R1, R2 e R3).

O pré-requisito para participar do programa de residência é o diploma de graduação em Medicina reconhecido pelo MEC.  O acesso é pelo concurso público do HC FMRP USP. A prova escrita e prática ocorre junto com a seleção de candidatos ao primeiro ano (R1) de outros programas. As notas de corte dos últimos concursos, os documentos necessários para inscrição, local e data de inscrição e as datas das provas estão disponíveis no site do Hospital.

O programa tem como objetivo a formação de médicos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.