Histórico

O programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da Universidade de São Paulo (USP) teve inicio em 1948 e, desde então, mais de 250 médicos já se tornaram especialistas na área através do programa. O serviço de RDI foi inicialmente liderado pelo Prof. Beroaldo Jurema, mas desde então grandes nomes da radiologia nacional já integraram a equipe, como o Prof. Clovis Simão Trad, Cássio Ruas de Moraes e Carlos Quiroga. Em 1994, foi criado o Centro de Ciências das Imagens e Física Médica (CCIFM), centro de excelência multidisciplinar e multiprofissional que inclui não somente a Radiologia, mas também as disciplinas de Física Médica, Radioterapia, Medicina Nuclear e Informática Biomédica. O CCIFM tornou-se responsável não somente pela parte assistencial de realização dos exames de imagem, mas pelo ensino e pesquisa em RDI e demais disciplinas, junto à graduação e pós-graduação da FMRP e ao programa de residência médica do HCFMRP. Nos últimos 20 anos, o CCIFM e a radiologia do HCFMRP tornaram-se reconhecidos não somente pela qualidade do serviço de assistência prestado à população, mas também pela competência na formação profissional dos médicos, médicos radiologistas e demais especialistas ligados à área, obtendo também reconhecimento nacional e internacional pela excelência na realização de pesquisa científica e publicação de trabalhos científicos.

Inicialmente, a residência médica em RDI era oferecida em 2 anos. A especialidade cresceu muito com o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia (US) e a tomografia computadorizada (TC) e, a partir de 1989, o programa passou a oferecer o terceiro ano de formação obrigatório. Em 1996, com a instalação do primeiro equipamento de ressonância magnética (RM) do hospital, esta técnica de diagnóstico passou a fazer parte da formação dos médicos residentes.

Os egressos da residência médica em RDI do HCFMRP têm encontrado fácil colocação no mercado de trabalho e vários ocupam papel de destaque na especialidade em nível estadual e nacional, atuando de maneira ativa nas sociedades regionais e junto ao Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

O programa da residência médica tem sido coordenado com dedicação por professores da FMRP-USP, auxiliados por uma equipe qualificada de médicos assistentes, e busca a formação profissional e pessoal com o padrão de qualificação da principal universidade do país.

A partir de 2007, a divisão de RDI passou a oferecer estágio de especialização complementar (R4) destinado àqueles que já cumpriram um programa de formação regular de três anos e optam por especialização em áreas especificas. Estes estágios tem a duração de um a dois anos e, atualmente, são também vinculados ao mestrado profissionalizante da USP.